Foto:Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
Durante a sessão da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste desta quinta-feira (12), vereadores apresentaram diversos pedidos à Administração Municipal. Entre os pedidos, estão a implantação de um Centro Comercial Municipal e a construção de banheiro em praça pública.
CENTRO COMERCIAL
A vereadora De March (PL) e o vereador Delegado Zancanaro (PL) apresentaram indicação legislativa sugerindo ao Executivo que estude a viabilidade de criar incentivos fiscais e de infraestrutura para implantação de um Centro Comercial Municipal.
Os autores defendem que o projeto visa “atender à crescente demanda por espaços integrados que favoreçam o desenvolvimento econômico e social do município”. Segundo a proposição, o centro comercial estimularia a instalação de novos negócios, gerando empregos e valorizando o espaço urbano.
A proposta tem como objetivo geral “implantar um Centro Comercial Municipal como instrumento de desenvolvimento econômico, social e urbano sustentável”. Entre os objetivos específicos estão: estimular a instalação de novos negócios e a geração de empregos, dinamizar o consumo local, fortalecer a identidade comercial do município e incentivar a ocupação ordenada de áreas estratégicas.
Em termos de viabilidade técnica, os parlamentares mencionam a disponibilidade de áreas públicas subutilizadas ou passíveis de desapropriação, o potencial de parcerias público-privadas (PPPs) e a capacidade técnica do município para conduzir o projeto.
A indicação também destaca os impactos socioeconômicos esperados, como a geração de empregos, aumento da arrecadação municipal, inclusão social e revitalização urbana. Os vereadores mencionam que o espaço poderá contemplar diversos tipos de estabelecimentos e serviços, incluindo desde lojas, farmácias, cafés, feiras de produtos locais, coworking, academias, espaços para adoção de animais e até áreas verdes e de lazer.
Na visão dos proponentes, o centro comercial se tornará “um ponto de referência para o comércio local, criando novas oportunidades de negócios e parcerias”, além de fortalecer o desenvolvimento urbano de forma sustentável e inovadora. O pedido é destinado ao prefeito e aos secretários de Planejamento e de Desenvolvimento Sustentável.
BANHEIRO PÚBLICO
O vereador Bufo (MDB) apresentou a Indicação Legislativa 111/2025, por meio da qual sugere que o Poder Executivo construa um banheiro público na Praça Hugo Pedrassani, localizada no Bairro São Jorge.
O vereador destaca que a reivindicação parte diretamente da comunidade. Segundo ele, “os moradores do Bairro São Jorge reivindicam a construção de um banheiro público na praça”, com o objetivo de garantir um local adequado para as necessidades fisiológicas dos frequentadores do espaço. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário municipal de Urbanismo.
-
17/04/2026 - 10h37 -
17/04/2026 - 10h29 -
17/04/2026 - 10h23 -
15/04/2026 - 00h36 -
14/04/2026 - 06h54 -
14/04/2026 - 06h13 -
14/04/2026 - 06h09
-
11/05/2020 - 13h19 -
03/11/2020 - 22h42 -
15/11/2025 - 17h22 -
15/12/2021 - 12h59 -
10/01/2022 - 14h36 -
04/05/2021 - 15h59 -
21/01/2022 - 12h23



DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook