O eleitor catarinense tem até o dia 6 de maio para fazer o alistamento, transferir seu domicílio eleitoral ou revisar seus dados cadastrais. Os procedimentos podem ser feitos pela internet.
O atendimento presencial está suspenso nacionalmente e a recomendação para quem não tem acesso à internet é procurar apoio de quem tenha uma rede acessível para realizar o procedimento.
Uma resolução aprovada pelo TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) simplificou o atendimento remoto emergencial por conta dos riscos descorrentes da pandemia do novo coronavírus.
Com a proximidade do
fechamento do cadastro em 6 de maio, o TRE relembra a necessidade de
regularizar o título para as próximas eleições municipais.
“Faça logo seu título ou
alteração, o mais cedo possível, para evitar transtornos no final do processo.
O procedimento é todo pela internet e pode ser realizado de casa, sem
necessidade de qualquer deslocamento”, disse o presidente do TRE-SC,
desembargador Jaime Ramos.
Como proceder
O eleitor deverá acessar a
página principal do TRE-SC na internet e clicar em atendimento remoto emergencial ao eleitor. Após
concordar com um termo de responsabilidade, para garantir que nenhum terceiro
possa realizar o procedimento pelo requerente, o eleitor encaminhará seus dados
e documentos através do serviço Título Net desenvolvido pelo Tribunal Superior
Eleitoral.
O procedimento pode ser
realizado em qualquer dia e horário. O Tribunal, no entanto, recomenda períodos
de menor pico de acesso, como à noite.
Será obrigatório o envio de
imagens da documentação: frente e verso de documento oficial de identificação;
comprovante de residência; fotografia do rosto, estilo selfie, segurando o
documento oficial de identificação; e imagem do comprovante de quitação militar
(apenas para homens de 18 a 45 anos fazendo o primeiro título).
Ao final do procedimento, será
gerado um número de protocolo que deverá ser armazenado pelo cidadão, como
prova de sua solicitação. A Zona Eleitoral do respectivo eleitor fará a análise
das informações prestadas e dos documentos apresentados, e poderá solicitar
informações adicionais, caso necessário.
Em seguida, a solicitação do
cidadão será apreciada pelo juiz eleitoral. Em caso de aprovação, o eleitor
será comunicado por meio do contato eletrônico indicado por ele. A qualquer
tempo, o requerimento pode ser consultado diretamente no sistema de acompanhamento do Título Net.
O eleitor que ainda não tiver
coletado a biometria poderá votar normalmente em 2020, e será convocado,
posteriormente, para se apresentar ao Cartório Eleitoral para a coleta dos
dados biométricos e validação do documento.
Em caso de dúvidas, o eleitor
pode consultar o FAQ ou entrar em contato direto com o seu Cartório Eleitoral.
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