x

JR OPINIÃO: MAURO DE NADAL PRESIDIRÁ ALESC

03/01/2023 - 11h08

MAURO DE NADAL PRESIDIRÁ ALESC 

Mauro de Nadal, MDB, será o presidente da Assembleia Legislativa. O PL não ficará nem como vice. Isso, inclusive, já foi divulgado por alguns meios de comunicação do Estado. 

No entanto, como neste ano as eleições ocorrem em fevereiro, Jorginho Mello tem um mês para conversar – articular -  com os partidos e reverter a situação.  

Mas, segundo uma fonte fidedigna, é pouco provável que obtenha êxito. O máximo que pode conseguir é que a vice-presidência fique com o PL.  Mas será uma tarefa árdua.  

A ARTICULAÇÃO DE MAURO DE NADAL 

O suposto erro do PL foi declarar apoio ao deputado Zé Milton Scheffer, PP, para assumir o comando da Assembleia Legislativa. O partido do governador ficaria com a vice-presidência. Isso nos primeiros dois anos. 

A bancada emedebista, liderada por Mauro de Nadal, se rebelou e, com o apoio do PSDB e Republicanos (Moisés é o novo presidente da sigla em SC), atraiu a adesão dos outros partidos menores, assegurando, supostamente, 26 votos - cinco a mais do que o necessário para o deputado do MDB.   

TER MAIORIA É ESSENCIAL 

Todos sabem que uma Câmara de Vereadores pode inviabilizar a gestão de um prefeito. O mesmo ocorre na Assembleia Legislativa. No Congresso, então, nem se fala. O Legislativo tem tanto poder quanto o Executivo. 

No caso do novo governador, mais especificamente em relação ao MDB, a situação pode se inverter. A sigla não comanda mais o Estado desde janeiro de 2011. De lá para cá, o maior partido do Estado é também o maior cobiçador de cargos em troca de apoio.  

Só que agora, com esse novo cenário, é provável que Mello ofereça cargos aos emedebistas.  

MDB GANHARÁ MAIS DO QUE ALMEJAVA 

Chegou a ser divulgado que Mello teria oferecido a cobiçadíssima Secretaria de Infraestrutura ao próprio Mauro de Nadal. No entanto, chequei a informação e conclui que é improcedente.  

Mas com essa estratégia de Mauro de Nadal, que tem o respaldo de praticamente todos os deputados, que culminou neste imbróglio, é certo que, para apoiar o novo governador, o MDB vai exigir mais  do que pretendia.   

PELO MENOS UM A MAIS DO QUE A METADE 

Jorginho Mello declarou não ter nada contra Mauro de Nadal assumir a presidência da Alesc.  

O que não deseja, obviamente, é não ter apoio de, pelo menos, 21 dos 40 deputados. O ideal seria 30.  

LIMÃO EM LIMONADA 

Se esse contexto for irreversível, entendo que o bom-senso entre os deputados deve prevalecer e o PL, por ser a maior bancada, ficar com a vice-presidência. E o cargo ser comandado por Mauricio Eskudlark.  

São dois políticos idôneos que em seus mandatos muito contribuíram em prol da população catarinense.  Além disso, são amigos próximos.  

Aliás, Mauro e Maurício têm várias boas caraterísticas em comum. São, acima de tudo, corretos. Totalmente o oposto de algumas “raposas felpudas”, responsáveis por denegrir a classe política.  

SOBRE 2023 

Surgiu um novo ano. Sinceramente, referindo-se a mim, presumo que 2023 será difícil. O esforço para torná-lo melhor do que 2022 será colossal. ‘O barco é precário. A correnteza é intensa. O rio é profundo’.  

Mas, apesar disso e daquilo, o jeito é seguir em frente. ‘As coisas são assim’. Esperança e determinação são elementos valiosos.  

Sem esquecer de manter o humor elevado, mesmo quando a situação persiste em ‘permanecer mal-humorada’.   

JANEIRO MALDITO 

Neste mês completa uma década da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria. A tragédia aconteceu na madrugada do dia 28.  

MIRABOLANTES DA IGNORÂNCIA 

O sujeito passa vários anos afirmado que o que defende impetuosamente sem nenhum embasamento, apenas no achismo, é o ideal. É o melhor. Salvará o mundo. Acredita ser iluminado.   

O tempo passa. A vida segue. E nada do que pregava acontece e suas convicções eram incorretas. Enfim seu ‘idealismo’ estava equivocado.  

E aí ele vai tirando, aos poucos, o pé do acelerador até parar com suas falácias e se convencer que era um ser “iluminado da ignorância”. 

REAPREENDER A VIVER 

Todos que sofreram um infortúnio e se superaram, com ou sem sequelas, tornaram-se pessoas melhores e mais felizes.  

E confirmaram a afirmação de Nietzsche: “O que não mata fortalece”. 

‘DONS QUIXOTES’ 

O pensador Lao Tsé adverte que “querer muito alguma coisa, mas, por outro lado, acreditar que ela está além do seu alcance será prejudicial ao seu estado mental”.  

Óbvio. Só que muitos não pensam assim. Impressiona a quantidade de pessoas que insistem no que não conseguirão. E por várias razões. E comprovadamente.  

Mas não adianta. Mantêm a postura que sempre estará fadada ao fracasso. Quem sabe seja teimosia, orgulho ou, o mais provável, burrice.  

ESCRITA E SIGNIFICADO 

  • Sessão: sessão da tarde, da noite, da manhã. A sessão da Câmara de Vereadores inicia às 20h. 
  • Seção: se aplica quando algo é para separar. Exemplo: está separado por seção. Os processos estão separados por seção. 
  • Cessão: doação. Prefeitura autoriza cessão de terreno para empresa se instalar no município. 

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste) 

Raposa quando sai para caçar galinha não avisa nem o cachorro que cuida da casa dela.  

HÁ DEZ ANOS 

O valor do salário mínimo regional não trará problemas às empresas. Pelo menos esta é a avaliação do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Astor Kist.  

As quatro faixas salariais tiveram reajuste de 9%. O mais baixo ficará em R$ 765,00 e o mais alto ficou em R$ 875,00. 

De acordo com Kist, o custo adicional é repassado aos consumidores. O vice-presidente da Fiesc disse que o acordo demonstra a maturidade de negociação entre as partes. 

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

SIGA-NOS