Foto: Rodrigo Nunes/MS
O Teste do Pezinho também será utilizado para detectar a toxoplasmose congênita. A novidade faz parte do procedimento de ampliação do teste no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para custeio dos exames, o governo federal vai investir R$ 22,3 milhões anuais, que serão repassados aos estados e Distrito Federal.
A portaria foi publicada nesta quarta-feira, dia 8, por meio do Ministério da Saúde e normatiza a primeira etapa de implementação do Programa de Triagem Neonatal.
O Teste do Pezinho é obrigatório e faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Ele rastreia uma série de doenças e condições congênitas que se identificadas no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.
A inserção de outras doenças ao teste será realizada de forma gradual, conforme etapas previstas na lei.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
-
21/06/2026 - 23h08 -
21/06/2026 - 21h57 -
20/06/2026 - 13h12 -
20/06/2026 - 12h55 -
18/06/2026 - 18h17 -
18/06/2026 - 10h35 -
17/06/2026 - 18h47
-
11/05/2020 - 13h19 -
03/11/2020 - 22h42 -
15/11/2025 - 17h22 -
15/12/2021 - 12h59 -
10/01/2022 - 14h36 -
04/05/2021 - 15h59 -
21/01/2022 - 12h23


DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook