Empresa Águas de Valência vence concorrência para assumir serviço de abastecimento de água em São Miguel do Oeste

Foto: Ascom/Prefeitura

Foto: Ascom/Prefeitura

26/09/2025 - 02h59
A Prefeitura de São Miguel do Oeste realizou, na manhã de quarta-feira (24), a primeira etapa da *Concorrência Pública nº 01/2024*, destinada à concessão dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário do município pelo período de 30 anos. A sessão, realizada na sala de licitações do Centro Administrativo, contou com a participação de quatro empresas interessadas.

Na abertura dos envelopes com as propostas, a empresa Águas de Valência apresentou a melhor oferta no montante de R$ 60 milhões. O próximo passo do processo será a análise técnica do plano de negócios apresentado, que definirá a sequência e os prazos do certame.

Entre as obrigações da futura concessionária está o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020), que exige a universalização dos serviços até 2033 — garantindo acesso de 99% da população à água potável e de 90% à coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, São Miguel do Oeste já possui 96,58% de cobertura de água, mas apenas 3% da população conta com rede de esgoto, o que evidencia a necessidade de investimentos robustos.

A empresa vencedora ficará responsável por todo o ciclo dos serviços — projeto, construção, ampliação, operação e manutenção* do sistema de água e esgoto — e deverá constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE)* com sede no município.

Após a análise e homologação do resultado, será dado andamento aos trâmites legais para assinatura do contrato e início da concessão. A expectativa é que a nova concessionária assuma os serviços em até 90 dias, após o pagamento da outorga ao município.

A concessão é considerada um marco para o desenvolvimento e a modernização da infraestrutura de saneamento básico em São Miguel do Oeste, representando mais qualidade de vida para a população e sustentabilidade para as próximas gerações.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Ascom/Prefeitura
  • busca rápida



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook