Divulgação/CDL
Com o objetivo desenvolver o comércio local, a diretoria da
CDL de São Miguel do Oeste elaborou o projeto Escola do Varejo, um projeto de
capacitação voltado a qualificação técnica da comunidade para atuar diretamente
nas empresas varejistas.
A demanda surgiu do recorrente feedback dos associados à
CDL, relatando a dificuldade em contratar pessoas para atuar no comércio, boa parte
relacionado a falta de habilidades para atuar nos setores administrativos e
comerciais.
Assim, em parceria com empresas associadas especializadas em
formação profissional e qualificação técnica, a CDL lançou em agosto, uma
capacitação que envolveu 16 alunos e carga horária de 54h/aula. Jovens a partir
de 14 anos e adultos com mais de 50 anos, integraram a turma. Muitos em busca
de conhecimento, outros de uma oportunidade de primeiro emprego ou recolocação
ao mercado de trabalho.
Uma iniciativa gratuita para a comunidade, que contemplou em
sua grade aulas desde apresentação pessoal, preparação de entrevistas, oratória
e comunicação; noções de vendas, negociação, rotina administrativa, contábil,
marketing digital e noções de informática.
O projeto foi ministrado pelos parceiros, Faculdade Senac,
UCEFF, Jumper e OnByte. De acordo com o feedback dos parceiros, a turma foi
muito participativa, criativa e sanou diversas dúvidas no decorrer das aulas.
Na noite de ontem, dia 03 de outubro, a CDL realizou o encerramento
do projeto com a presença dos parceiros, alunos e de empresas associadas com
vagas em aberto.
Nas apresentações, os alunos elogiaram a iniciativa da CDL,
a qualidade dos conteúdos apresentados e a pluralidade do perfil que participou
entre pessoas de todas as idades. Estiveram presentes também, nove empresas
associadas que apresentaram suas vagas em aberto, visando recrutar os
candidatos para suas empresas.
Na avaliação da Presidente da CDL, Gleice Koop, o projeto
superou as expectativas ao ouvir o feedback dos participantes no encerramento e
que o objetivo da entidade é manter o projeto para 2023, ajustando talvez os
públicos ou a metodologia de aplicação.
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