Câmara de Vereadores agracia cidadãos com Medalha Padre Aurélio Canzi

Fotos: Débora Ceccon Paterno/Câmara de Vereadores

Fotos: Débora Ceccon Paterno/Câmara de Vereadores

20/11/2023 - 10h27

Com o plenário lotado, a Câmara Municipal de São Miguel do Oeste realizou na sexta-feira (17) a sessão solene de entrega da Medalha de Mérito Legislativo Padre Aurélio Canzi. A comenda foi entregue a cidadãos de São Miguel do Oeste que deram sua contribuição para a comunidade em suas áreas de trabalho ou conhecimento. Cada vereador homenageou um cidadão:

· Carlos Agostini homenageou João Carlos Valar;

· Cris Zanatta homenageou Deoclécio Ricardo Zanatta;

· Elias Araújo homenageou Alex Heleno Santore;

· Gilmar Baldissera homenageou Nédio Carlos Borsatto;

· Islona Medeiros homenageou Dilis Noeli Ribeiro;

· Marcio Santin homenageou Celestino Roque Persch;

· Marli da Rosa homenageou Celeste Juvenardi (em memória);

· Moacir Fiorini homenageou Pedro Zappani;

· Paulo Drumm homenageou Claudimar Bortolin;

· Ravier Centenaro homenageou Marcos Antonio Pereira dos Santos;

· Vanirto Conrad homenageou Avelino Graciolla;

· Valnir Scharnoski homenageou Sidio Francisco Mayer;

· Vilmar Bonora homenageou Otair Dhein;

A Medalha do Mérito Legislativo Padre Aurélio Canzi foi instituída pela Lei Municipal 5.515, de 29 de junho de 2005, e representa a mais alta condecoração da Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Oeste. Cada homenageado recebeu um exemplar da medalha e um diploma. A sessão solene teve também apresentações do Grupo Águas Nativas.

MANIFESTAÇÕES

O desembargador Alex Heleno Santore, que falou em nome dos homenageados, disse que faz 20 anos que saiu de São Miguel do Oeste em busca de um sonho. Ele afirmou que quem constrói a cidade é quem fica, que trabalha e paga as contas aqui. “É uma honra muito grande receber esse legado do Padre Aurélio. Espero voltar para cá sempre que for possível, pois aqui é minha terra, é o lugar que eu amo”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário, o desembargador Cid Goulart Filho disse que se sente honrado em utilizar o espaço na Câmara de Vereadores, afirmando que a partir dessa tribuna os cidadãos têm voz e vez. Ele afirmou que se impressionou muito com a história e a biografia dos homenageados, destacando que eles colaboraram muito com a comunidade.

O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, disse que há necessidade de ter uma colaboração entre os poderes para enfrentar os desafios da gestão. Falou de sua relação com Padre Aurélio Canzi, nos anos 1970, quando jogava dominó com ele; e, quando mais jovem, se confessava com Padre Aurélio. “É muito justo esse título que a Câmara de Vereadores instituiu para homenagear pessoas honradas”, afirmou, ao citar alguns dos homenageados e falar de sua história, destacando que foram agraciadas pessoas de todos os níveis, “do desembargador ao dono do bar”.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Drumm, disse que em sua gestão propôs fazer uma nova agenda no Poder Legislativo, de participação popular, de audiências públicas, de debates e de construção. “Muitas vezes discutimos ideias, não brigamos, mas contrapomos posições, e é isso que é salutar no estado democrático de direito. No meio dessa correria insana, precisamos parar e homenagear pessoas que construíram essa cidade. Temos que parar e homenagear sob pena de nos perdermos na história, e quem não lembra sua história, de nada vale”, afirmou, destacando que os homenageados são uma representação da malha social que compõe a Câmara e a comunidade.

>>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.