Bolsonaro defende tratamento precoce da Covid-19 com Ivermectina e Nitazoxanida

05/01/2021 - 07h51

Na manhã desta terça-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro defendeu o uso precoce da Ivermectina e da Nitazoxanida (conhecido como o vermífugo Annita) contra a Covid-19.

Em publicação no Twitter, Bolsonaro comentou a baixa taxa de óbitos por coronavírus em países africanos e a distribuição em massa da Ivermectina. A imagem divulgada pelo presidente lista 9 países que integram iniciativa da OMS de distribuição do medicamento no Programa Africano para Controle de Oncocercose, doença chamada também de “cegueira do rio”.

Os dados apresentados na tabela apontam que, até 4 de janeiro de 2021, entre os países listados, o Quênia tinha o maior número de mortes por milhão de habitantes (32,1). O Brasil, até 1º de janeiro deste ano, era o 21º país do mundo em mortes por milhão de habitantes (923).

Na mesma publicação, Bolsonaro também defendeu o uso do medicamento antiviral nitazoxanida, conhecido como Anitta. De acordo com estudos, o vermífugo pode reduzir a carga viral de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Bolsonaro anexou na publicação um áudio de reportagem do programa de rádio A Voz do Brasil sobre a veiculação pela revista científica European Respiratory Journal de artigo científico com resultados do estudo financiado pelo governo federal.

De acordo com a pesquisa, a carga viral dos 194 pacientes que se trataram com a nitazoxanida caiu 55% depois de 5 dias. Entre os 198 voluntários que tomaram o placebo, a carga viral teve redução de 45% no mesmo período. O trabalho foi enviado ao European Respiratory Journal em 5 de outubro. Foi aceito em 4 de dezembro e publicado em 24 de dezembro. É assinado por 29 pesquisadores, coordenados pela professora Patrícia Rocco, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook