Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM
Santa Catarina passa a contar com uma Política Estadual de
Controle Populacional de Animais Domésticos. A medida está prevista na Lei nº
18.177/2021, sancionada pelo governador Carlos Moisés na última semana. Um
dos principais objetivos é diminuir os casos de abandono e maus-tratos aos
animais, principalmente cães e gatos. O texto define critérios para
esterilização, uso de microchip, criação de cadastro informatizado,
gerenciamento e inventário estadual de animais domésticos. Fica vedada a
eutanásia de animais como forma de controle.
A norma, cujo projeto de lei foi elaborado pelo deputado
Fernando Krelling, reúne metas e ações a serem adotadas pelo Governo do Estado
isoladamente ou em cooperação com municípios, iniciativa privada e demais
segmentos da sociedade civil, sempre priorizando a gestão integrada dos
trabalhos. Entre as ações, está a elaboração de planos de controle populacional
dos animais que abrangerá todo o Estado e o incentivo à guarda responsável e
adoção consciente.
A política também visa o estímulo à criação de linhas de
crédito para auxiliar os municípios na elaboração de projetos e implantação de
sistemas que contribuam para a causa. A lei ainda será regulamentada pelo Poder
Executivo.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
-
27/06/2026 - 02h32 -
27/06/2026 - 01h20 -
27/06/2026 - 01h04 -
26/06/2026 - 17h12 -
26/06/2026 - 17h07 -
26/06/2026 - 16h57 -
26/06/2026 - 15h10
-
11/05/2020 - 13h19 -
03/11/2020 - 22h42 -
15/11/2025 - 17h22 -
15/12/2021 - 12h59 -
10/01/2022 - 14h36 -
04/05/2021 - 15h59 -
21/01/2022 - 12h23



DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook